A política é uma fonte de humor porque é, em si, uma coisa engraçada. O humor, ao contrário, é uma coisa muito séria. Provo: a política é toda feita de dribles à imprensa, de desmentidos impossíveis, de promessas jamais cumpridas, de ilusão, enfim, enquanto o humor não engana ninguém: ou é engraçado ou não é, está ali no papel em exibição pública, nu e cru. Seríssimo. Por isso, os políticos em geral são bons humoristas enquanto os humoristas sempre foram péssimos políticos.
Jack Cartoon
” Algo mais do que homens armados de um lápis e tendo como escudo uma folha de cartolina, são -em suma- os caricaturistas, eternos Davis a enfrentar, com espírito e brava galhardia, os bravos e inumeráveis netos de Golias.”
Álvarus Cotrim – construiu a mais completa biblioteca sobre a caricatura mundial.
“A caricatura tem direito à atenção do historiador, do arqueólogo e dos filósofos; ela deve tomar seu posto nos arquivos nacionais e nos registros biográficos do pensamento humano. Sem dúvida, uma história geral da caricatura, em todas as suas relações com os fatos políticos, religiosos, graves ou frívolos, relativos ao espírito nacional ou à moda e que agitaram a Humanidade, será uma obra gloriosa e importante .”
Baudelaire
” Não se detendo diante de reis e plebeus, a caricatura- decisivo instrumento de ataque – integra-se cada vez mais em sua função de corrigir costumes, pondo à mostra, de modo implacável, a calva dos poderosos e dos fátuos. Cumprindo assim sua missão, a caricatura continuou evoluindo para chegar, com o correr dos tempos, a uma potencialidade que a situa, nos dias que correm, como uma das mais respeitáveis manifestações artísticas.”
Arakem Távora – jornalista e historiador