Bastidores da Política
MUNDO ANIMAL EM FESTA
Enquanto os humanos que vivem em Manaus enfrentam incertezas e angústias diante do buraco que se abre na economia estadual com os ataques de Bolsonaro à ZFM, ao menos as outras espécies de animais têm o que comemorar com a assinatura nessa terça-feira, 19, da ordem de serviço para a construção do primeiro hospital veterinário público do Amazonas. É resultado de um projeto de lei da deputada estadual Joana Darc, que tem longa militância como protetora.
É dela também a emenda parlamentar que garantiu a maior parte dos recursos financeiros para o custeio da obra.
VALEU “AUMIGA”
É resultado do trabalho da Protetora, igualmente, uma sala cirúrgica adaptada em um trailer, batizada de castramóvel,
para ações itinerantes de castração de cães e gatos. Uma estrutura que será extremamente útil tanto na capital quanto em municípios vizinhos como Careiro da Várzea, que tem centenas desses animais vivendo nas ruas.
PODER FEMININO
Por falar em mulheres fortes, as eleições de 2022 podem resultar na ampliação significativa dos espaços femininos na política baré, especialmente nos parlamentos. A Assembleia Legislativa, que além de Joana Darc tem Alessandra Campelo (PSC), Mayara Pinheiro (Republicanos) e Therezinha Ruiz (União) atualmente, e as quatro com com amplas chances de reeleição, é meta de muitas outras mulheres que deverão chegar forte na disputa por vagas naquela Casa, como a ex-miss Amazonas e atual primeira-dama de Parintins, Mayra Dias (Avante), e candidaturas coletivas femininas do PCdoB e do União.
TAMBÉM NO CONGRESSO NACIONAL
Para a bancada federal amazonense, que atualmente só tem homens, um nome forte é o de Conceição Sampaio (PSDB), ex-deputada federal que chegou a 76 mil votos em 2018 e ficou entre os oito mais votados, mas não se reelegeu por causa do quociente eleitoral. Outro é o de Fernanda Ariel (Avante), que chega como um nome da juventude e com o cacife de ser filha do prefeito David Almeida. E mais outros como o da ex-senadora Vanessa Graziotin (PCdoB), da delegada Débora Mafra e também das mulheres que compõem uma candidatura coletiva do PSD.
DO PESCOÇO PARA BAIXO…
…tudo é canela no futebol de várzea, dizem as lendas esportivas. E na política eleitoral também, dizem os fatos que se repetem eleição após eleição nesse Brasil em geral e no Amazonas, que é nosso lugar.
SE FOI ASSIM…
…assim será, como registram as notícias, requentadas ou não, que já pipocam nas mídias midiáticas daqui, dali e dacolá, trazendo fatos que mesmo estando no passado ainda podem, de alguma forma, provocar incômodos, trincar imagens.
ENTÃO OS ESQUELETOS…
…que ficam recolhidos aos armários nos intervalos entre as refregas políticas, em que todos estão “de boas”, vão sendo tirados seletivamente, para atormentar desafetos e até amigos que no momento se tornaram “ex” porque disputam o mesmo espaço.
Lançamento do Comitê Anticorrupção para as eleições de 2022
O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção lança no próximo dia 20 de abril, às 10h, na Cúria da Arquidiocese de Manaus, suas atividades que serão desenvolvidas para o processo eleitoral das eleições gerais de 2022, com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas, do Conselho Regional de Economia – Corecon, do Conselho Regional de Administração – CRA, do Conselho Regional de Contabilidade – CRC, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, da Federação Nacional dos Jornais e a Arquidiocese de Manaus na pessoa do Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e demais padres e leigos integrantes.
Na programação será anunciada a realização do Curso de Multiplicadores de Voto Consciente nas versões digital, presencial, via programa radiofônico e podcast, para alcançar o maior número possível de eleitores do Amazonas; a apresentação do Grupo de Trabalho de Combate à violência política contra a mulher; temas das lives que acontecerão uma vez por mês até julho, após esse mês será quinzenal, sobre a conscientização do voto consciente, o voto ético, eleições limpas e o Direto Eleitoral; a apresentação da Carta de Compromisso para que os candidatos ao governo assinem; e agenda de debates entre os candidatos ao Governo do Amazonas.
Sobre o comitê
O comitê de entidades da Sociedade Civil ligado ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral foi criado com o objetivo de propor normas, realizar atividades de fiscalização e promover ações educativas destinadas a tornar o sistema político brasileiro mais inclusivo, com eleições limpas e transparentes. Para tanto, promove ações de educação política, fiscalizamos e comunicamos a ocorrência de crimes de corrupção aos órgãos competentes para apuração e propositura das medidas judiciais cabíveis. No Amazonas, o Comitê é formado pela Arquidiocese de Manaus, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Contabilidade, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de Economia e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.
Serviço
Evento: Lançamento do Comitê Anticorrupção para as eleições de 2022
Data: 20 de abril
Horário: 10h
Local: Auditório Mãe Paula – Cúria da Arquidiocese de Manaus, Av. Joaquim Nabuco, 1023 – Centro (Próximo ao Colégio Santa Dorotéia)
Informações: (92) 99137-9046
Osmir Medeiros
Colunista d’o Ralho, foi editor de economia Jornal Amazonas Em Tempo e editor de Opinião Jornal do Commercio, entre outros veículos.E-MAIL: osmirmedeiros@gmail.com