QUEM VAI DESCASCAR TUCUMÃ PRA QUEM?
Por Chico Santa Clara*
O MDB confirmou nesta quinta-feira que aprovou por unanimidade a aliança regional no Rio Grande do Sul em favor de Eduardo Leite, que poderá favorecer a candidatura a presidente da emedebista Simone Tebet. Ou seja, os emedebistas gaúchos vão apoiar o tucano. Uma ala emedebista no estado defendia uma candidatura própria. Especula-se que essa situação poderá ser replicada no Amazonas, com o emedebista Dudu Braga tendo que apoiar o Negão, ou vice-versa. Resta saber agora qual dos dois caciques vai descascar tucumã pro outro e ficar no sereno, ajoelhado no milho. As cartas estão na mesa. Façam suas apostas!
Cipó de aroeira
Em meio a emoções, indignações e lágrimas, lideranças indígenas do Vale do Javari clamam por socorro, por mais segurança na região e denunciam perseguição e sucateamento na Fundação Nacional do Índio (FUNAI), além de novas ameaças de mortes a servidores e indigenistas e do desmonte da política indígena pelo governo do Coiso. Além disso, afirmam que as mortes de Bruno Pereira e de Dom Phillips foram tragédias anunciadas e denunciadas anteriormente. Um pedido de exoneração do atual presidente da Funai foi assinado pelas Comissões Externas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e aprovado durante a reunião desta quinta-feira, 30. As denúncias aconteceram durante a Audiência Pública da diligência das Comissões Externas do Congresso, que acompanham a situação do Vale do Javari, realizada na sede da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA), em Atalaia do Norte.
O Coiso derreteu
Aí, o entrevistador pergunta: “Presidente Bolsonaro, qual o principal feito do seu governo?”. Pois é, depois de quase quatro anos de (des)governo e o que responde o energúmeno? Com aquela cara de cachorro que quer ganhar um bife, o Coiso diz: “Há pouco tempo você não via os núcleos verde e amarelo por aí…” Porra, genocida, fala sério!
Luli Braga ultra sexy
Malgrado tantos sentimentos que surgiram no isolamento oriundo da pandemia de Covid-19, a cantora Luli Braga está lançando a música e clipe “Depois das Onze”, canção que aproxima a compositora da cumbía colombiana escancarando os impulsos do desejo sem abandonar sua poética ao abordar os afetos. Inspiradas na noite manauara dos anos 2000, as cenas do videoclipe também acabam despertando sensações nostálgicas. Gravado na antiga boate Crocodilo’s Club e no salão do Atlético Rio Negro Clube, as imagens sensuais emulam a boemia presente na história desses locais que sediaram a vida noturna de antigas gerações de jovens manauaras. Está duvidando? Confira aqui: https://youtu.be/gmoae-toHxg.
Manaus Jazzmania
Nesta sexta-feira, dia 1º de julho, acontecerá a abertura da nova edição da Casa do Jazz, localizada no Largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, com várias atividades imersivas para divulgar a 10ª edição do Amazonas Green Jazz Festival, que acontecerá entre os dias 22 e 30 de julho, com mais de 40 artistas nacionais e internacionais. A Casa do Jazz terá ambientes “instagramáveis”: um Jazz Club, que reproduz os clubes de jazz de Nova York, sala “Faça o Seu Som”, que permite aos amantes da música conhecer alguns instrumentos musicais, sala “Origens”, que mostra um pouco da história do jazz e uma lojinha que venderá produtos oficiais do festival. Além disso, o espaço terá entrada gratuita e funcionará diariamente, das 9h às 21h, do dia 1º até 31 de julho. Também terá uma programação com pocket shows gratuitos, às 17h30, para o público curtir boa música e o pôr do sol no Largo São Sebastião. Nesta sexta-feira, a apresentação será comandada pelo Grupo de Clarinete do Liceu Claudio Santoro, formado por 10 alunos. Agende.
Eduardo Dornellas na Princesinha do Solimões
O cantor e compositor Eduardo Dornellas será a atração nacional do show de lançamento do tema da Ciranda Tradicional de Manacapuru, neste sábado, 2 de julho, a partir das 21h30, no galpão da ciranda, no bairro Terra Preta, com entrada gratuita. Todos os anos, no último final de semana de agosto, acontece a tradicional festa das cirandas na Princesinha do Solimões, com a apresentação da Flor Matizada, Ciranda Tradicional e Guerreiros Mura. As festas de lançamento dos temas ocorrem, geralmente, um mês antes e carregam tradições e muita energia para os convidados. Vale a pena conferir.
Frank Zappa não morreu
A Universal Music Group anunciou nesta quinta-feira um acordo para adquirir o catálogo de músicas, gravações e filmes do guitarrista e compositor de rock Frank Zappa por um valor não revelado. Artistas de renome como Bob Dylan, Sting e Neil Diamond no passado recente venderam seus catálogos para gravadoras, ajudando-os a gerar mais receita com licenciamento, acordos de marca e royalties. A gravadora disse que seu braço editorial de música Universal Music Publishing Group receberá o catálogo de publicações de Zappa, incluindo o álbum “Joe’s Garage” e as músicas “Cosmik Debris” e “Uncle Remus”, entre outras, e disponibilizará o catálogo de músicas para streaming e download. Demorô!
New Generation
Falando nisso, meu enteado de 12 anos colocou esses dias para rodar AC/DC no carro e perguntou se eu conhecia. Disse que conhecia e adorava a banda e aproveitei para apresentar Black Sabbath, Led Zeppelin e Sepultura. O moleque gostou de tudo e viciou em Sepultura. É, companheiros, a vida continua. Fazer o que?
Coisas do Coiso
Em meio ao escândalo no MEC, que resultou na prisão do ex-ministro Milton Ribeiro por um dia, integrantes da pré-campanha do Coiso têm defendido que a corrupção seja um tema colocado em segundo plano na discussão eleitoral. A estratégia de comunicação foi discutida no próprio dia da prisão de Ribeiro, na semana passada, em reuniões no Planalto das quais participaram os principais aliados. A investigação sobre a montagem de um balcão de negócios no MEC se tornou um duro golpe no discurso anticorrupção de bolsonaristas. O próprio Coiso fez nova mudança de discurso sobre esse tema, quando admitiu que pode haver casos de desvio de verba pública no governo federal. Até recentemente, o Coiso costumava descartar a possibilidade de existirem episódios de corrupção no governo. Agora, complementou sua frase tradicional e disse que podem existir desvios, mas que não há “corrupção endêmica” na sua gestão. O Coiso é mesmo um grande piadista! Está amarrado, em nome do Senhor!
Nitroglicerina pura
Ex-banqueiro do governo, o taradão Pedro Guimarães visitou a Caixa nesta quinta pela manhã e procurou alguns funcionários para dar recados. Sabe tudo o que aconteceu na Caixa – e mostrou que não está disposto a apanhar sozinho. Bora ver se o sexual killer tem mesmo coragem de dar com a língua nos dentes ou se sua marra é só para assediar mulheres indefesas.
Chico Santa Clara*
Publicitário e digital influencer no Telegram